Top Nav

Ilurbeda, o mistério das minas - Deuses Lusitanos

mar. 4, 2022 0 comments

As grutas escuras são tenebrosas e perigosas, mas uma Deusa protege quem se aventura por elas: Ilurbeda.

Ilurbeda é um mistério para a maioria, mas para os mineiros da Península Ibérica, era a sua salvação. O seu nome é teorizado ser uma variação de "montanha", "mina" ou "caminho". Com este nome, claro que esta Deusa seria encontrada nas montanhas e cidades mineiras. É a Deusa protetora e guia dos mineiros e Deusa dos caminhos montanhosos.

Não tem epítetos que se conheçam, a não ser o romano como Lares Viales, uma das divindades protetoras de viajantes em terra. É possível ela ter sido atribuída essa função de Lares Viales por ter uma função semelhante entre os lusitanos como guia pelos caminhos mais agrestes.

Podemos propor esta Deusa também como uma Deusa da metalurgia, tendo em conta a relação com mineração. Também podemos escolher ver as grutas, caminhos e minérios de forma simbólica e não literal, ou seja, cultuar esta Deusa quando se vai de viagem, quando se está num período escuro da nossa vida, ou para esta trazer abundância. Podemos ainda associar a sua ligação com a escuridão e com caminhos ao subconsciente, e ver a mesma como uma Deusa do oculto e misterioso. 

Devido a ter sido uma Deusa cultuada em zonas mineiras por mineiros, sabemos muito pouco dela. Existem nove altares a Ilurbeda na Península Ibérica, três destes em Portugal, divididos entre Coimbra e Sintra. Para além da ligação com os Lares Viales romanos, encontramos algumas semelhanças desta Deusa com a Deusa grega Hekate, cujos símbolos também incluíam os caminhos e as grutas. Devido a esta semelhança e à sua ligação ao oculto, podemos propor Ilurbeda para Deusa da Bruxaria lusitana num culto moderno, tal como Hekate é a Deusa da Bruxaria grega.

Como o seu símbolo temos a picareta e o cajado, ligados as minas e viagens respetivamente. Podemos considerar o morcego, visto que é o animal mais presente em grutas, bem como a aranha, que para além de ser outro animal encontrado em grutas e minas, é um animal ligado à sabedoria e paciência, mas também ao perigo. Outra hipótese é o carvão e animais negros que façam lembrar o carvão. Por fim, qualquer cristal ou metal que seja minerado, mas em especial pirite e turmalina, por serem ambas pedras comuns de se encontrarem em minas portuguesas, com a pirite a simbolizar abundância e a turmalina proteção. As cores principais de Ilurbeda são o preto, purpura e cinzento, preto e cinzento por fazerem lembrar as grutas e o carvão, e o purpura devido às suas atribuições mais ocultas. Quanto a astrologia, temos Escorpião e Capricórnio, e os números 4 e 7.

A melhor forma de venerar esta Deusa é visitando zonas mineiras e grutas na Península Ibérica, bem como aventurarmo-nos pelo desconhecido, como fazer uma caminhada pelas montanhas. Pode-se ainda visitar o desconhecido da nossa própria mente, tentado fazer exercícios que lidem com o nosso subconsciente. 

Boas ofertas a esta Deusa são cristais, pendentes ou figuras de metal, figuras de morcegos, aranhas ou animais negros, carvão, desenhos em carvão, velas negras, e mostrar o nosso apoio a zonas mineiras.


@probablysininho A Deusa Ilurbeda | Próximo: O Deus Cosus #tiktokportugal #DeusesLusitanos #paganismo #lusitano #witchtok ♬ original sound - Rosa🧚‍♀️

Referências:

https://omoledro.wordpress.com/deuses-ibericos/

https://www.atdlusitana.org/panteao-celtico-lusitano

https://www.wook.pt/livro/religioes-da-lusitania-i-jose-leite-de-vasconcelos/68386?a_aid=6043a09298b74

https://www.wook.pt/livro/deuses-e-rituais-iniciaticos-da-antiga-lusitania-gilberto-de-lascariz/1499014?a_aid=6043a09298b74 

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Comentários

Formulário de Contacto