Sempre foi do meu interesse o tema da saúde mental e como esta é tratada (ou neste caso, pouco tratada) na sociedade portuguesa. Este ano, finalmente tive a coragem de fazer um artigo que abordasse este problema. É o meu primeiro artigo de fundo, e foca-se na depressão e ansiedade na adolescência, e como esta é alimentada no Portugal em que vivemos.
Ao ler o artigo concluímos que a sociedade ignora por completo a saúde mental dos jovens, estando concentrada apenas em educar trabalhadores. Esquece-se que os adolescentes são a faixa etária que mais sofre de depressão e ansiedade, doenças que, se não forem tratadas, podem levar a graves consequências. Não ensina os pais a ser pais, e ensina os filhos a não pensar por si mesmos - apenas para depois apresentar exames em que pensamento é necessário. Falta o apoio.
A adolescência é vista como algo que "há de passar", e acaba por se ignorar os problemas psicológicos que vêm com esta e afetam o jovem na sua passagem para adulto. Cria-se um círculo vicioso e uma sociedade deprimida. Como quebrar este ciclo? Bem, terão que ler o artigo.
Comentários
Enviar um comentário