Top Nav

2021 vai ser melhor - Não, não vai

jan. 9, 2021 0 comments


 "2021 vai ser melhor", "Deixámos 2020 para trás", disseram todos em uníssono à meia-noite da passagem de ano. Fogos de artifício foram lançados, e ficamos surdos e cegos ao resto do mundo. 

Infelizmente, não, 2021 não vai ser melhor. 

De repente, meteram um 1 em vez de um 0 em todas as datas, por isso estamos num mundo completamente diferente. Mudámos de dimensão e o tudo voltou ao normal. Mas o 1 não mudou nada. A COVID-19 não ficou em 2020, o racismo não ficou em 2020, o aquecimento global não ficou em 2020, milhares de pessoas morreram, milhares continuam a morrer, temos fascistas em posições políticas, o inverno fica mais frio, o verão foi mais quente, a Floresta Amazónica não renasceu magicamente, os ignorantes não acordaram tolerantes, a COVID-19 não foi curada num milagre porque lançámos foguetes.  

2021 começou com o maior número de casos de COVID-19 que já vimos. 2021 começou com terroristas supremacistas brancos a invadir o Capitólio americano. 2021 começou com um racista como candidato à presidência portuguesa. 

Pior que ignorar os problemas por estarmos em 2021, é quem ignora os de 2020 e tenta vê-los "pela positiva". Isto pode parecer óbvio para os com senso comum, mas escrevo porque me apercebo que muitos não o têm. Pessoas que na sua ilusão de serem o centro do universo se atrevem a dizer "2020 não foi assim tão mau para mim". Não existe, nem nunca existirá, algo de positivo numa pandemia, em discriminação, ou no mundo estar lentamente a morrer. 

"Ai Rosa, estás a ser muito negativa, não quero começar o ano com negatividade". As vidas das pessoas não são uma questão de negatividade, tire-me daqui essa positividade tóxica. Não podes ignorar pessoas a morrerem todos os dias desnecessariamente só porque te faz sentir mal. É suposto fazer-te sentir mal! Chama-se E-M-P-A-T-I-A. Agora fica em casa, recicla, vota e para de ser egoísta. 

A quantidade de pessoas na rua a dia 1 de janeiro como se os casos de COVID detetados não tivessem aumentado foi ridículo. Os foguetes cegaram e iludiram. As pessoas escolheram fingir e agora estamos aqui, com um fascista em terceiro lugar nas sondagens para a presidência e um novo confinamento.

Não querendo dizer que o ano novo tinha de ser passado a chorar pelas pessoas que sofrem no mundo. É um tempo de família, união, esperança no meio de todo o desastre. Mas passada a celebração, os problemas não podem ser ignorados como se os foguetes os tivessem milagrosamente resolvido. São problemas que vão demorar a resolver, mas que apenas são resolvidos se fizermos algo.

Positividade não é fingir que tudo está bem - é fazer para que tudo fique bem, trazer mudanças positivas. 

2021 nada mudou o mundo. Apenas nós o podemos mudar.

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Comentários

Formulário de Contacto