Top Nav

Trebaruna, a garra da casa - Deuses Lusitanos

mai. 5, 2021 0 comments

Em cada casa Lusitana, uma Deusa estava sempre presente: Trebaruna, guerreira protetora da família. 

O nome "Trebaruna" significa "o segredo da casa". Este significado faz sentido, pois Trebaruna era uma Deusa da casa, à semelhança da Deusa grega Hestia e da Deusa romana Vesta. No entanto, esta Deusa não é o arquétipo de mãe ou uma mulher caseira: algo que destaca Trebaruna é a sua vertente de guerreira.

Interpretações modernas veem Trebaruna como uma protetora tanto da casa, como do campo de batalha (que, para os Lusitanos, acabaria por ser uma segunda casa). Ela não é apenas uma representação da alma do lar ou representação de uma proteção espiritual, mas sim uma Deusa que luta pela Sua gente. 

Quando os romanos tomaram a Lusitania, equipararam Trebaruna à Deusa Vitória. Esta associação pode vir do facto que Trebaruna também era considerada uma Deusa da sorte e do destino, pelo que, em conjunto com a sua faceta de guerreira, torna Vitória a Deusa mais semelhante. 

Considerar Trebaruna apenas guerreira ignora o facto que, principalmente, era uma Deusa do lar, da família, da união. Esta era a Deusa venerada em todas as casas lusitanas para garantir um lar pacifico e duradouro. O seu símbolo principal é o lobo, e a simbologia deste animal diz-nos muito: o lobo anda sempre em alcateia, e é um grande símbolo para união. Ao mesmo tempo, é um animal poderoso e um símbolo da arte da caça, da lua e do mistério.

Por ser uma Deusa da casa, era venerada em privado, na casa de cada um, pelo que não existem muitos vestígios de templos à Deusa. Existe um em Proença-a-Velha, e na Guarda há uma figura dedicada a Ela.

Outro símbolo de Trebaruna é a ovelha, pois esta figura da Guarda mostra uma ovelha a ser sacrificada para a Deusa. Isto liga-se ao facto de Ela ser representada pelo lobo, que frequentemente caça as ovelhas. Um símbolo mais moderno é a alfazema, com propriedades espirituais protetoras. É possível que também seja representada pelo fogo, como eram outras Deusas da casa, mas também é interpretado que poderia estar ligada às fontes, pois a fonte de água seria o centro da aldeia. Cores que podem ser utilizadas para a representar são: cores quentes (vermelho, amarelo, laranja), castanho, verde, cinzento, bege, lilás, cobre. Signos, Carneiro, Caranguejo e Virgem, e números, 5 e 6.

Podemos concluir então que Trebaruna é uma deusa da casa, da família, da união, da guerra, da vitória, da sorte, do destino, da proteção, do fogo e da fonte. 

Possíveis oferendas são: figuras de lobos, pratos ou produtos de ovelha, alfazema, velas, o fogo da lareira, passar tempo com a família, limpar a casa, proteger a casa, promover a união, proteger família e amigos. Também se pode pedir a Trebaruna para proteger o nosso espaço, e até colocar uma figura que represente a Deusa na entrada para não deixar o mal entrar.

Referências:

https://omoledro.wordpress.com/deuses-ibericos/

https://www.atdlusitana.org/panteao-celtico-lusitano

https://www.wook.pt/livro/religioes-da-lusitania-i-jose-leite-de-vasconcelos/68386?a_aid=6043a09298b74

https://www.wook.pt/livro/deuses-e-rituais-iniciaticos-da-antiga-lusitania-gilberto-de-lascariz/1499014?a_aid=6043a09298b74


@probablysininho

A Deusa Trebaruna || A seguir: A Deusa Drusuna || ##DeusesLusitanos ##portugal ##paganismo ##mitologia ##pagan ##pagantok ##pagã ##lusitano ##deuses ##trebaruna

♬ som original - Rosa🧚‍♀️

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Formulário de Contacto

Comentários