Top Nav

Drusuna, a sabedoria do carvalho - Deuses Lusitanos

jun. 15, 2021 0 comments

Uma sábia Deusa caminha pelas florestas lusitanas, partilhando o seu conhecimento com os que por ela passam. Esta Deusa é Drusuna, a Deusa druida. 

O seu nome tem origem na palavra indo-europeia para "carvalho", pelo que se interpreta o seu nome como sendo "A do carvalho". É esta conexão etimológica com o carvalho de onde nascem as associações desta Deusa com a prática druídica, pois o carvalho, e especialmente a azinheira, é uma das árvores sagradas aos druidas. Podemos então entender esta Deusa como uma possível representação da floresta e sabedoria druídica.

Drusuna tem um mito que apoia esta dedução, no qual a Deusa falava com os sábios lusitanos através de uma velha azinheira, e lhes ensinava tudo o que sabiam.

Esta é uma Deusa menor, ou seja, não faria parte do panteão principal lusitano, sendo venerada apenas por uma classe: os druidas. Pouco mais se sabe dela.

Esta é a primeira Deusa que abordamos cujos vestígios não estão atualmente em território português. Os vestígios que temos são dois altares inscritos em pedra da Era romana, localizados em San Esteban de Gormaz, na Espanha. No entanto, a localização original destes altares é desconhecida.

Apesar de atualmente estar em território espanhol, isto não significa que seja menos venerada por neo-pagãos portugueses, especialmente neo-druidas, sendo inclusivamente considerara uma padroeira da prática. Também existem interpretações neo-pagãs que a consideram uma Deusa da magia verde.

Conhecemos apenas um símbolo desta Deusa: a azinheira. Podemos então considerar todas as partes da azinheira símbolos de Drusuna também, como, por exemplo, bolotas. Devido às suas ligações a druidas, podemos ainda deduzir que os símbolos druídicos, apesar de serem celtas,  também se podem aplicar em adoração moderna a esta Deusa, como o Awen, o Triskelion e a Árvore da Vida. Sendo uma Deusa da floresta, quaisquer elementos da flora natural também a poderão representar. As cores principais serão verde e castanho, signos de terra (Touro, Virgem, Capricórnio) e números 3 e 4.

Em conclusão, Drusuna é a Deusa dos carvalhos, das florestas, e da sabedoria druídica. 

Possíveis oferendas para uma adoração neo-pagã são: partes de azinheira (bolotas, folhas), plantar carvalhos ou árvores em geral, estudar ou praticar druidismo, ervas em geral, procurar conhecimento, passeios pela floresta, pedras, cristais e carinho pela natureza.
@probablysininho

A Deusa Drusuna | A seguir: Arentio e Arentia ##DeusesLusitanos ##portugal ##mitologia ##paganismo ##lusitaniandeity ##pagantok ##pagan ##pagã

♬ som original - Rosa🧚‍♀️



Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Comentários

Formulário de Contacto